top of page
  • Foto do escritorBianca Imbroisi

7 dicas para construir uma identidade de marca forte




Construir uma marca forte e confiável é um processo longo e a partir de uma ideia ao ponto de contato com o cliente, pode levar anos para construir uma marca que se conecte com os interesses ou valores do público-alvo e se destaque.

 

A construção de uma marca é mais do que apenas criar um logotipo único ou um slogan cativante. É uma forma de defender seus valores fundamentais e se conectar com os clientes certos.

A construção de marca é uma forma de se diferenciar dos outros e cultivar um forte vínculo com seus clientes atuais e potenciais.

Sua identidade de marca mostra tudo o que você representa e o que você tem a oferecer aos seus clientes.

O processo exige planejamento cuidadoso e execução impecável.

1. Conheça seus clientes

Para construir uma identidade de marca forte, é importante conhecer as necessidades e preferências de seus clientes. Isso não é tão difícil quanto muitos pensam, já que 83% dos clientes compartilham voluntariamente seus dados com as marcas para reconhecer uma experiência mais personalizada.

É importante saber o que seus clientes querem e adaptar suas soluções de acordo. Além disso, conhecer seus clientes também ajuda você a se familiarizar com seus traços de personalidade.

Isso garante uma comunicação eficaz, pois você é capaz de criar as mensagens e o tom certos para sua marca.

A importância dos insights do cliente pode ser percebida a partir do fato de que 78% das organizações se esforçam para criar ou manter plataformas de dados do cliente que podem ajudá-los a aproveitar insights significativos para criar estratégias adequadas.

2. Estude sua concorrência

Para construir uma marca forte, é importante saber contra quem você está enfrentando.

Para isso, você deve identificar cuidadosamente os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e mapeá-los em relação aos seus (análise S.W.O.T.).

O objetivo é encontrar o que torna sua marca única em seu respectivo setor e adaptar suas ofertas de acordo.

3. Comunique os valores da marca

Os valores da sua marca representam tudo o que você representa como negócio. Eles não apenas ditam os objetivos da sua empresa, mas também suas operações. Seus valores guiam você ao longo de sua jornada, refletem a identidade da sua marca e ajudam você a se conectar com o público-alvo.

Por isso, é importante que você estabeleça claramente os valores da sua marca e garanta que suas ações os reflitam para criar uma identidade única.

Seus valores ajudam a incutir um senso de representação entre seus clientes. Se os seus valores se alinham com os dos seus clientes, eles são mais propensos a consumir seus produtos ou serviços, pois é a forma deles de apoiar a sua marca.

Os valores de uma marca são comunicados através das ações de uma marca, da cultura da empresa, do esquema de cores selecionado para o logotipo, do slogan de uma marca, do tom de suas mensagens e assim por diante.

Seus valores ditam como seus clientes percebem você como marca e sabem o que é importante para você como empresa.

4. Conte sua história

Para criar uma identidade de marca forte, é importante que você conte sua história para o mundo.

Você deve contar sua história para seus clientes de forma simples, mas envolvente, garantindo autenticidade e racionabilidade. O objetivo aqui é estabelecer uma conexão emocional com seus clientes. É por isso que o storytelling é parte integrante da criação de uma identidade de marca.

5. Crie um apelo visual

Quando se trata de se conectar com seus clientes, é muito mais fácil transmitir sua mensagem visualmente. A identidade visual da sua marca é representada pela forma como você projeta seu logotipo, a escolha da tipografia, a paleta de cores que você escolhe e outras coisas que contribuem para a estética geral do design.

Manter sua identidade visual consistente em todas as plataformas é essencial e ajuda você a transmitir sua mensagem de forma eficaz. Além disso, sua singularidade o diferencia de outros players em seu respectivo setor.

6. Converse com seu público

Adotar o tom de conversa ou a voz da sua marca ajuda você a se conectar com seus clientes em um nível mais profundo. Ele facilita as interações dos clientes com sua marca e ajuda você a oferecer uma experiência perfeita em toda a jornada do cliente.

Ser conversacional torna você relacionável e permite que você promova confiança. Ele ajuda você a desencadear a resposta emocional certa de seus clientes atuais e potenciais às suas mensagens, garantindo uma comunicação eficaz em todos os setores.

Ser conversacional com seu público-alvo retrata você como uma marca focada no cliente. Isso mostra que você coloca seus clientes em primeiro lugar, ouve o que eles têm a dizer e resolve seus problemas com prioridade.

 

7. Prova social

É difícil para as pessoas confiarem em marcas com as quais não estão familiarizadas. Então, alavancar a prova social pode vir a calhar aqui.

A prova social complementa o processo de construção da marca, mostrar as experiências positivas dos seus clientes para gerar tração para a sua marca.

Isso facilita o reconhecimento da marca e ajuda você a promover a confiança em seu respectivo setor. Você pode usar avaliações de clientes, depoimentos, estudos de caso, histórias de sucesso e muito mais como prova social para conquistar o coração de seus clientes em potencial.

Sabemos que 99,9% das pessoas procuram avaliações on-line antes de escolher certas marcas em detrimento de outras.

 

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page